Ajuda DocbWeb® - Área do Utilizador

A área do utilizador permite ao leitor registado na biblioteca reservar documentos e renovar os seus empréstimos, entre outras funcionalidades.

Registar Leitor no Sistema Online
Esta opção deverá ser utilizada sempre que um leitor não tenha uma conta de email associada na sua ficha, ou a mesma necessite de ser alterada. Para tal, deverá indicar o nº de leitor, número de documento de identificação que usou aquando da inscrição na biblioteca e um e-mail válido. Este e-mail será utilizado na correspondencia com o leitor e em operações como a recuperação de senha.

Obter / Recuperar a Senha
Se o leitor possuir um email válido na sua ficha de leitor mas não tenha ainda senha de acesso, ou se tenha esquecido da mesma, pode gerar uma nova escolhendo a opção Obter / Recuperar senha indicando o e-mail.

Acesso à área de utilizador
Para aceder às funcionalidades disponibilizadas aos leitores através do Sistema Online, o leitor terá que iniciar uma sessão introduzindo o seu e-mail e senha de acesso.

Funcionalidades da área de utilizador
Depois de ter feito o login, passa a dispor de uma área de utilizador onde pode realizar as seguintes operações:

  • ver os dados do seu perfil de utilizador
  • consultar as reservas e empréstimos que possui
  • cancelar reservas
  • renovar empréstimos
  • alterar e-mail e senha

Ao escolher a opção Alterar senha, no ecrã seguinte é pedida a senha anterior por motivos de segurança e a nova senha que pretende.

Ao escolher a opção Alterar E-mail no ecrã seguinte é pedido o novo e-mail que pretende associar à sua inscrição na biblioteca.

Algumas destas funcionalidades poderão não estar disponíveis em todos os sistemas

Funcionalidades a partir da pesquisa
Se a biblioteca tiver este serviço activo, será possível Reservar documentos, podendo escolher o Polo onde deseja levantar o documento que reservou.